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Uma Renegociação do Prazer Visual - As Propostas de Christine Gledhill e Teresa de Lauretis para uma Feminização do Cinema | Recensão de Ana Catarina Pereira
Resumo
Uma Renegociação do Prazer Visual - As Propostas de Christine Gledhill e Teresa de Lauretis para uma Feminização do Cinema
Recensão de
Ana Catarina Pereira
“A politically and aesthetically avant-garde cinema is now possible, but it can still only exist as a counterpoint.” – Laura Mulvey
Em 1975, a História dos estudos fílmicos ficaria marcada pelo contundente artigo de Laura Mulvey, publicado na revista Screen. O cinema clássico de Hollywood era acusado de uma descriminação das espectadoras na sala de cinema e da constituição de narrativas exclusivamente dirigidas ao voyeurismo masculino.
A partir desse momento, o olhar do realizador, do personagem principal e do próprio espectador de um filme jamais seriam considerados inócuos. As críticas à formulação de Mulvey, em Visual pleasure and narrative cinema, surgiram de todos os sectores, incluindo os assumidamente feministas, nos quais Teresa de Lauretis e Christine Gledhill se inserem.
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